O que é a Erasmus Student Network (ESN) Porto?

A ESN Porto é uma associação sem fins lucrativos formada por estudantes voluntários das instituições de ensino superior (IES) do grande Porto. A ESN Porto defende os interesses de todos os estudantes internacionais. O nosso grande objetivo é ajudar estes estudantes nos seus primeiros passos na nossa cidade e faculdades bem como introduzir os nossos costumes e cultura. Para isso realizamos diversos eventos semanais como eventos culturais, festas, viagens, eventos de cariz social, entre outros.

"Students helping students" é o nosso lema!

Qual a diferença entre fazeres parte da ESN Porto e seres Buddy?

Um membro da ESN Porto é alguém que ajuda na organização dos eventos proporcionados aos estudantes internacionais, que integra um ou mais departamentos da secção. Ou seja, que integra formalmente a ESN Porto.
Um Buddy é alguém que a quem é atribuido um aluno internacional para que desta forma haja um contacto mais direto e rápido com o objetivo de ajudar em questões e dúvidas simples. Um Buddy não faz parte da ESN Porto.

Como funciona a ESN Porto?

A ESN Porto funciona como uma Associação de Estudantes (AE), ou seja, é formada por três órgãos sociais e oito departamentos.
Os órgãos sociais são: Mesa da Assembleia Geral (MAG), Conselho Fiscal (CF) e Direção. São eleitos anualmente no final de cada ano letivo.
Os departamentos são neste momento: Atividades, Comunicação, Desporto, Festas, IT&Buddy, Parcerias, Projetos e Recursos Humanos. Cada departamento tem um coordenador, um supervisor (um membro da Direção) e a restante equipa que desenvolve o trabalho de cada departamento.

 

Como posso fazer parte da ESN Porto?

No início de cada semestre o departamento de Recursos Humanos realiza um recrutamento de novos membros. Estes recrutamentos podem ser gerais ou mais especializados consoante as necessidades da secção no momento.
No entanto há critérios que são de grande relevância, nomeadamente:

  • saber falar inglês
  • ser estudantes no ano letivo em que se candidatam
  • ter alguma experiência de intercâmbio internacional (não obrigatório)

 

Se quiseres saber mais informações, contacta-nos para  recursos.humanos@esnporto.org !

ESN Porto :)